terça-feira, 23 de junho de 2015

Dodôs Brancos Muito Antigos

-->
Dodôs Brancos Muito Antigos



Começa uma nova série de Dodôs & Dadás, feitos com tecidos antigos, alguns com mais de 100 anos.
Minha mãe, alma de museóloga e artista , tinha gavetas e mais gavetas de toalhas e guardanapos, coisas do enxoval e outras que adquiria como antiquaria.
Fiquei com algumas rendas, guardanapos de crochê, bordados, véus de renda do tempo que a gente ia de véu na missa das onze da catedral. Alguns fragmentos de tecidos são tão antigos que resolvi usar como recheio de um sanduíche de tecido de forro com filó ou organza por cima, pra segurar a delicadeza de tecidos tão antigos que se tornaram frágeis.
Uso tecidos e aviamentos que foram guardados por muitos anos, alguns deles certamente  foram olhados de tempos em tempos por diferentes donas que imaginaram coisas para fazer com eles.
Uso esses materiais, que ganhei, (uma herança) e também algumas peças que as pessoas tem em casa e guardam sem saber o que fazer com elas, memórias afetivas que me dão contentes de saber que essas peças queridas vão virar arte. Também comecei a garimpar algumas coisas em leilões de antiguidades.
Corto sem medo tecidos nobres bordados, a maior parte deles por mãos do século passado e até retrasado.
Misturo rendas preciosas feitas ponto por ponto por diversas mãos e técnicas em diferentes tempos, coisas guardadas que agora recebem uma função e uma vida, se transformando em Dodôs & Dadás, essas esculturas macias que crio desde 2007  e ainda tenho muito prazer em exercitar minha criatividade com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário